segunda-feira, 7 de junho de 2010

Entrevista ao Engenheiro Filipe Bally

** Fizemos algumas perguntas ao Engenheiro Filipe Bally de modo a que este nos ajudasse na realização deste trabalho. Contudo, adquirimos alguma informação necessária para o aumento do nosso conhecimento acerca das chuvas ácidas.
Sendo assim, apresentamos aqui a entrevista que realizamos com as respectivas respostas:


Sabemos que os principais causadores das chuvas ácidas são as indústrias, os veículos, etc., Portimão poderá ser uma zona muito industrializada ao ponto de vir a provocar chuvas ácidas?
  Portimão é mais uma zona turística. Não creio que venha a ser muito industrializada ao ponto de provocar chuvas ácidas.


→ E em relação ao Algarve?
  O Algarve tem uma zona que é muito industrializada, Messines. Esta região poderá ser um contribuinte para a chuva ácida.

→ Acha que essa poluição poderá vir a ter consequências graves nos seres vivos, habitações e até mesmo na saúde das pessoas? Ou será que já se sente actualmente?
  A poluição terá sempre consequências nos seres vivos, actualmente isso já acontece. Falando na saúde da população começa a haver mais alergias, no caso de habitações, monumentos estes são corroídos com a chuva se não forem tratados. O seu tratamento é à base de limpeza e depois coloca-se um verniz para que, principalmente os monumentos se mantenham intactos. Não é só a chuva ácida que provoca estes casos, a chuva normal com pH 5,6 (solução ácida) o que vai provocar destruição de monumentos com o passar dos anos, é claro que a intensidade da destruição da chuva ácida é muito maior visto que o seu pH é menor que 5,6 , portanto ainda mais ácida.

→ Devido ao vento a poluição é arrastada para outras zonas, afectando estas e não aquela a que originou. Portimão poderá vir a ser afectada?
  Portimão, como outras regiões que não atingem tanto o ponto de poluição podem vir a ser afectadas devido aos ventos, pois as nuvens são arrastadas.

→ Portimão tem vindo a apostar nos transportes públicos (vai vens). Acha que isto é uma boa solução para diminuir a poluição?
Claro que sim, ao apostar em transportes públicos a população vai poder usufruir deles deixando os seus veículos em casa, diminuindo assim o CO2 que é libertado para a atmosfera por esses veículos próprios.

→ Para além da solução dos transportes públicos, sabe se existem ou se estão a pensar noutras alternativas?
  Para além dos vai vens, já estamos a apostar nas pistas para velocípedes, para que as pessoas possam apostar nas bicicletas para ir para o trabalho e deixar o carro em casa, poupar gasolina, stress nas filas e ainda fazem exercício, o que faz bem á saúde visto que a taxa de obesos no nosso país está a aumentar, para além de tudo isto não ajudam á poluição atmosférica.

 → Sabemos que à uns tempos atrás foi encontrado na nossa zona um tubarão que só se encontra em climas tropicais, acha que a poluição poderá a estar relacionada com isto?
  Sim, de facto a poluição está relacionada com o aparecimento de espécies de clima tropical no nosso país. As águas frias tornam-se quentes (vice-versa) devido ao efeito de estufa que também é causado pela poluição atmosférica, esses animais acabam por morrer sendo então arrastados por correntes para outras zonas. Ultimamente a acidez do mar tem vindo a aumentar, o que vai provocar a morte de muitos seres vivos, principalmente o plâncton, que é o alimento principal da cadeia alimentar do fundo oceânico e sem ele muitos peixes serão extintos.

 → Será que poderemos vir a ter grandes alterações climáticas devido ao efeito da poluição?
  Podemos ter grandes alterações climáticas, principalmente se a população não abrir os olhos e não pôr mãos á obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário